Paula Sobral nasceu em Sernancelhe, distrito de Viseu. Iniciou os seus estudos musicais com 15 anos no Conservatório de Música de Viseu, onde estudou guitarra com Luís Lapa e Christopher Lyall que a orientou até ao fim do curso complementar. Fez as disciplinas de Formação Musical (8º grau), Análise e Técnicas de Composição (3º grau), História da Música (3º grau), Acústica, Praticas de Teclado (2º grau), Classe de Conjunto (Coro e Quarteto de Guitarras), Piano (1º grau), e Guitarra (8º grau).
Em 1994 inicia o curso Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, na área específica de Guitarra, sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho. Em 1998 abrilhantou conjuntamente com Joaquina Ly e Sérgio Oliveira o lançamento da obra Crónica de Portugal de 1419 na Universidade de Aveiro. Participou em master class com Paulo Vaz de Carvalho, Jozef Zsapka e Thimoty Walker.
A partir de 1989 conjugou o estudo da guitarra com a actividade docente no Conservatório de Música de Viseu. Também leccionou na Escola de Música do Colégio de S. José (Guarda) e no Conservatório de Música de Seia.
Desde 1999, conjuntamente com José Carlos Sousa, é directora artística do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, evento pioneiro no país, já na sua 15ª edição. A sua actividade artística marca-se pela actuação em música de câmara com o duo de guitarras Concentus Duo , onde toca com Manuel Tavares desde o ano 2000. No seu início esteve ligado a outras formas artísticas (dança e teatro) com um projecto chamado Mar das Cigarras. Em termos de repertório, o Concentus Duo aborda as mais variadas épocas por forma a apresentar um recital ecléctico.
Apresentou-se em várias cidades do país, em Conservatórios e Academias de Música, auditórios, no Festival Ciclo de Guitarra Clássica de Oliveira do Bairro, Festival de Guitarra da Fundação António de Almeida, Festival Internacional de Sernancelhe, Centro Cultural de Belém, e têm já confirmada para este ano de 2006 a sua presença no Festival Internacional de Guitarra em Hondarribia no País Basco, e Festival de Guitarra de Oliveira do Bairro.
Em 2007 concluiu o seu mestrado em Música de Câmara na Universidade de Aveiro sob a orientação dos Professores Paulo Vaz de Carvalho, Helena Marinho, Fausto Neves e do guitarrista brasileiro Odair Assad (membro do célebre duo Assad). Lecciona no Conservatório de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”.