José Miguel Amaral

Professor de Piano e Acompanhador

José Miguel Amaral

 

 

José Miguel Amaral iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão” em 1985.

Durante os anos passados neste estabelecimento de ensino, realizou inúmeros recitais por todo o país. Além disso, arrecadou prémios em Concursos Regionais e Nacionais.

Após concluir o Curso Complementar de Piano, na classe do Prof. Jorge Martins, ingressou na “École Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot”, na classe de piano do conceituado professor Marian Rybicki, vindo a obter o Diplôme Superieur d'Enseignement de Piano.

Posteriormente, completou o Curso Superior de Piano do Conservatório Superior de Música de Paris, onde trabalhou com o Prof. Olivier Gardon, obtendo o “1 Prix” de Piano. Paralelamente, integrou a classe de Música de Câmara do Quator Ysaÿe.

Além destas habilitações, possui igualmente a Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro (ramo de Piano), ciclo de estudos este concluído com a classificação final de 18 valores.

Ao longo dos anos, efectuou diversos recitais em França, Portugal e Marrocos e arrecadou ainda alguns prémios em concursos internacionais – prémio de “Melhor Interpretação da Peça Portuguesa” no “3º Encontro Internacional de Jovens Pianistas ” (Viseu, 2002) e laureado do XV “Concours Flame” (Paris, 2004).

Assistiu e participou em masterclasses ministradas por figuras proeminentes do plano musical tais como Jean Fassina, Mstislav Rostropovich, György Kurtág, Murray Perahia, Anne Queffélec, François-René Duchâble, Vitaly Margulis, Jura Margulis, Jörg Demus, Helena Costa e Luíz de Moura Castro.

Desde o ano lectivo 2004/05, é docente da disciplina de Piano no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, acumulando ainda as funções de pianista acompanhador das classes de sopros.

Paralelamente à sua carreira docente, tem efectuado diversos recitais a solo e em agrupamentos de câmara por todo o país, tendo mesmo gravado para a RDP (Antena 2).

 

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação