José Carlos Sousa

Professor de Composição e Director Pedagógico.

José Carlos Sousa

 

José Carlos Almeida de Sousa nasceu em Viseu - Portugal, em 1972.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, na sua cidade natal onde concluiu o curso geral de composição em 1995.

Em 1996 prossegue os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu a sua Licenciatura em Composição, no ano de 2000.

Estudou composição e música electrónica com Evgueni Zoudilkin, João Pedro Oliveira e Isabel Soveral. Frequentou ainda vários seminários de composição e música electrónica orientados pelos compositores; Jorge Antunes, Alain Sève, Tomás Henriques, Flo Menezes, François Bayle e Emmanuel Nunes.

Em Junho de 2005 concluiu, na Universidade de Aveiro, um mestrado em música com especialização em composição, subordinado ao tema "O Timbre e suas Metamorfoses no Processo Composicional da Música Electroacústica".

Já leccionou na Universidade de Aveiro e no Instituto Piaget em Viseu.

É conjuntamente com Paula Sobral organizador e director artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, na sua 15ª edição.

Desde 2008 que organiza e é o Director Artístico do Festival de Música da Primavera de Viseu.

Em 1995 ganhou o primeiro prémio do 1º concurso de composição do conservatório onde estudou, com a obra infantil para piano, Almofada.

No Concurso de Composição Electroacústica “Música Viva 2000”, foi agraciado com uma Menção Honrosa.

Em Abril de 2001 foi premiado com a sua obra Viagem no referido concurso, integrado na Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.

A sua música tem sido tocada em várias cidades portuguesas e em vários festivais de música: Festival Música Viva (Portugal), Primavera en La Habana (Cuba), Aveiro Síntese (Portugal), “33e Festival International des Musiques et Créations Electroniques” (Bourges – França), Concurso e Festival Internacional de Guitarra (Sernancelhe – Portugal), 14th World Saxophone Congress (Slovenia), “Guitarmania” – Festival Internacional de Guitarra Clássica (Almada – Portugal), Festival de Guitarra de Palência (Espanha), Festival Dias de Musica Electroacústica (Seia – Portugal), “Síntese” - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Portugal), Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (Portugal), Festival de Música da Primavera de Viseu (Portugal), 8e Festival International Guitar´Essonne – (Paris – França). Dias de Música Electroacústica no Santa Cruz Air Race 2013.

Actualmente é professor de composição no Conservatório de Música de Viseu, exercendo também o cargo de Director Pedagógico desta escola.

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação