Jorge Martins

Professor de Piano e Acompanhador

Jorge Martins

 

Jorge Martins – nasceu no Porto, cidade onde efectuou os seus estudos, tendo concluído os Cursos Superiores de Piano e de Canto do Conservatório de Música do Porto, nas classes de Hélia Soveral e Fernanda Correia, respectivamente. Simultaneamente concluiu a Licenciatura em Economia na FEP. Frequentou seminários, estágios e cursos orientados por M. Rybicki, J. Fassina, C. Helffer, M.F. Bucquet, V. Perlemüter, S. Costa, entre outros.
Tendo-se dedicado em exclusivo à Música, integrou o Grupo de Música Vocal Contemporânea do Porto, participando na gravação de vários discos, programas de rádio e de televisão, e em inúmeros concertos e festivais em Portugal, Espanha e Alemanha (Berlim). Integrando o Grupo Instrumental da Oficina Musical do Porto, teve participações a solo, como acompanhador ou integrado em diferentes formações instrumentais em todos os festivais realizados em Portugal e Espanha, e ainda na Alemanha e na Colombia. Realizou Concertos e Recitais, não só a solo mas também com nomes como Oliveira Lopes e Palmira Troufa, entre outros, por todo o país e em Espanha e França.
Desenvolve uma intensa actividade docente, na Escola de Música do Porto e no Conservatório Regional de Viseu, onde é responsável pelo Grupo Disciplinar de Piano e integra o Conselho Pedagógico, tendo completado a Profissionalização em Exercício, com elevada classificação profissional, na Universidade de Aveiro. Tem visto alunos por si preparados serem premiados em Concursos Nacionais e, nos últimos anos, obterem Diplomas Superiores na École Normale de Musique de Paris.
Nos últimos anos tem integrado regularmente júris de Concursos Internacionais (Concurso Internacional Cidade do Porto,Grand Prix Animato em Paris, Piano Campus em Pontoise, Concurso Internacional de Música de Marrocos, entre outros). Fundou os Encontros Internacionais de Jovens Pianistas em Viseu, dos quais é Director Artístico e membro do Júri.

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação