Joaquim Pedro

Professor de Violino e Orquestra de Cordas.

Joaquim Pedro

 

Joaquim Pedro Costa Faria e Castro, natural do Porto, realizou os seus estudos musicais no Conservatório daquela cidade.
Em 1986 concluiu com distinção o Curso Superior de Violino na classe do professor Alberto Gaio Lima. Nesse mesmo ano conquistou o prémio Fundação Engenheiro António de Almeida por ter concluído o curso com a mais elevada classificação nacional do ano lectivo 1985/1986. Foi membro da orquestra de Câmara Pró- Arte do Porto e Orquestra Portuguesa da Juventude.
Colaborou com a extinta orquestra da R. D. P. Porto. Com esta mesma orquestra foi solista, tendo tocado os concertos para violino e orquestra em Mi Maior de J. S. Bach e Sol Maior de W. A. Mozart. Trabalhou com os maestros e professores Alberto da Costa Santos, Ferreira dos Santos G. Arglebe, Ilídio Gomes, José Luís Borges Coelho, Mário Mateus, Miguel Graça Moura, entre outros.
Trabalhou com o professor Fernando Jorge de Azevedo, repertório para violino e piano da época clássica e romântica.
Frequentou cursos de Verão nomeadamente em Lagos e Solar de Mateus. Estudou com o professor Gerardo Ribeiro e continua a trabalhar com o professor Alberto Gaio Lima.
Foi professor de violino na Escola de Música do Porto.
Desde 1986 está radicado na cidade de Viseu onde é professor de violino no Conservatório de Música de Viseu Dr. Azeredo Perdigão.
Nesta mesma Escola,iniciou a classe de orquestra de cordas da qual continua a ser um dos actuais responsáveis.
A partir do ano lectivo de 1990/1991, foi convidado a prestar a sua colaboração na então Escola de Música do Colégio de S. José da Guarda, mais tarde Conservatório de Música de S. José da Guarda. Entre o ano lectivo de 1993/1994 até ao ano lectivo de 2004/2005 assumiu as funções de director pedagógico do Conservatório de Música de S. José da Guarda onde teve uma actuação de reconhecido mérito.
Tem trabalhado em trio com a pianista Eugénia Carvalho Homem e com a flautista e soprano ligeiro Isabel Castro.
Tem trabalhado em duo com o pianista Doménico Ricci e com a pianista Alla Sosnovskaia.

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação