Abel Moura

Professor de Acordeão e Orquestra de Acordeãos

Abel Moura

 

Nasceu em Lisboa em 26 de Julho de 1953.
Iniciou os seus estudos musicais e a técnica de acordeão aos cinco anos com o Prof. Vitorino Matono. Aos sete anos foi admitido no Conservatório de Música de Lisboa, pelo maestro Ivo Cruz. Ali estudou Solfejo, Violino, Piano, Oboé, Educação Musical, Acústica, História da Música e Composição, tendo como professores Elisa Lamas, Lídia de Carvalho, Lúcio Mendes, Ilda Perry Vidal, Santos Pinto e Cronner de Vasconcelos. Em Pedagogia Musical trabalhou com Jos Wuytack, Pierre Van Hawe, Bruno Bastin, e em acordeão com V. Matono, Peter Soave, V. Semyonov, Friederich Lips e W. Zubitzky.
Concluiu o Curso de Acordeão no Conservatório de Música de Lisboa.
Aos dezoito anos, obteve a carteira profissional de instrumentista e iniciou uma série de deslocações oficiais em representação do país.
O Instituto Musical Matono atribuiu-lhe o Diploma de Honra e de Professor de Acordeão.
Recebeu a Medalha de Mérito Cultural – 10 de Junho de 1995.
Participou em vários projectos musicais, com artistas portugueses e estrangeiros entre os quais Pedro Barroso, Carlos do Carmo, Isabel Silvestre, Wladimir Zubitzky e Pavaroti.
Formou e dirigiu o Coro do Complexo Escolar e da Direcção de Serviços de Educação de Macau, o Grupo de Folclore dos Jovens Rebeldes de Chelas, o Grupo de Danças e Cantares do Clube de Macau, a Orquestra Lusitana e a Orquestra de Acordeãos de Viseu.
Livros editados: “Educação Musical... da Prática”; “De Alcafache a Macau”; “Ditados – Software para Educação Auditiva”; “Cancioneiro de Música Tradicional Portuguesa”. Cadernos de trabalho “Projecto Didáctico de Divulgação da Cultura Popular Portuguesa – 1.ª, 2.ª e 3.ª fases”.
Lecciona a disciplina de acordeão no Conservatório de Música de Viseu e na Universidade de Aveiro e de Educação Musical na EB2,3 Ana de Castro Osório de Mangualde.

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação