Violino

violino

"O violino é provavelmente o mais popular de todos os instrumentos de cordas. No entanto, a sua generalização pode ser considerada recente se comparada com a de outros membros da mesma família.

A longa discussão gerada acerca das suas origens parece ter ficado sem resposta: ainda hoje, ninguém é capaz de garantir se deriva da viola ou do arrabil. Do que não restam dúvidas é que o violino apareceu na Europa, como um instrumento completamente distinto de qualquer outro, no início do século XVI.

A partir desse momento, este protótipo de quatro cordas iniciou uma carreira imparável que o colocou nos meios cortesãos europeus, transcendendo assim o papel que desempenhava desde os seus primórdios no acompanhamento das danças das classes populares.

No século XIX assistiu-se a mudanças fundamentais: o violino adoptou a sua forma moderna e desenvolveram-se novas técnicas interpretativas, que se divulgaram graças à sua presença na orquestra sinfónica.

A efervescência da época romântica teve solução de continuidade ao longo do século XX, durante o qual o violino se adaptou aos novos tempos, sem renunciar à tradição. A partir de então podem encontrar-se violinos em meios tão diversos como oragtime, o jazz ou a música country, embora seja no terreno da folk que brilhou com luz própria e onde ainda hoje em dia se destaca." (Salvat Editores, 2002: 37)

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação