Violoncelo

violoncelo

O violoncelo, um cordofone que pertence à família do violino, apareceu em Itália durante o século XVI. De som penetrante e insinuante, as suas características formais e sonoras foram-se adaptando tanto às necessidades do repertório, pouco abundante no início, como às dos instrumentistas.

Durante os séculos XVII e XVIII, um número considerável de virtuosos italianos deu a conhecer o violoncelo nas cortes e nos teatros de ópera do resto da Europa, difundindo com a sua arte as inúmeras possibilidades expressivas do instrumento.

Durante o período barroco, o violoncelo afirmou-se nos agrupamentos de música de câmara e passou a ser, de forma regular, objecto de atenção por parte dos compositores. Como consequência da sua lenta implantação nos circuitos musicais eruditos, o século XVIII foi uma época de mudanças para este instrumento, e não apenas nos seus aspectos formais, mas também quanto à interpretação.

A progressiva estilização do corpo do instrumento, bem como a substituição das cordas tradicionais por outras mais resistentes, as melhorias introduzidas no arco e as novas técnicas que os intérpretes punham em pr´tica culminaram, durante o Romantismo, no que se poderia chamar a sua “emancipação” musical.

Com efeito, durante o século XIX o violoncelo começou a ser apreciado realmente como instrumento solista, um reconhecimento de que ainda hoje goza." (Salvat Editores, 2002: 73)

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação