Saxofone

saxofone

"O saxofone tornou-se um dos pilares básicos da secção de sopro de muitos agrupamentos musicais actuais, embora seja um instrumento de criação recente. O seu êxito deve-se principalmente ao facto de, apesar de ter uma estrutura de metal, possuir todas as prestações próprias dos instrumentos de madeira (facilidade técnica, som menos estridente do que o dos metais).

O saxofone foi inventado em meados do século XIX pelo belga Adolphe Sax e teve de percorrer um longo caminho antes de ganhar o respeito de músicos e fabricantes. Superando o escárnio e as críticas, a sua originalidade valeu-lhe o reconhecimento público.

Assim, desde a sua criação, conseguiu ocupar um lugar privilegiado nas bandas militares e, no ultimo terço do século XIX, foi integrado na orquestra sinfónica. No entanto, não são estes os campos musicais onde mais se destacou. Falar do saxofone é falar do Jazz.

A princípio foi ignorado pelos músicos de ragtime, estilo pianístico que combinava a música europeia de dança com a técnica do banjo, e passou despercebido em Nova Orleães, berço do Jazz, até que em 1920 foi adoptado pelas bandas de este estilo de música e pelas orquestras de dança.

O saxofone deixou de ser um instrumento minoritário para se transformar num fenómeno de massas. Cada saxofone é um universo de possibilidades, cada intérprete um criador." (Salvat Editores, 2002: 145)

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação