Guitarra Clássica

guitarra clássica

"A guitarra, sem dúvida o mais popular de todos os instrumentos, é um cordofone de cordas dedilhadas cujas origens se perdem na noite dos tempos.

Porém, considerando a sua sonoridade e as suas características formais, pode afirmar-se que o instrumento como tal começou a ser desenvolvido durante a Baixa Idade Média.

A guitarra moderna fez a sua entrada em cena no século XVIII, coincidindo com a adopção de numerosas melhorias técnicas e de forma que lhe deram um forte impulso como instrumento de concerto.

A partir desse momento, a guitarra sofreu algumas altos e baixos até alcançar a popularidade de que goza nos nossos dias.

A sua lenta implantação em Espanha contrapôs-se à crise que se viveu durante o barroco no resto da Europa.

O advento da dinastia dos Bourbons trouxe consigo um certo francesismo aos gostos musicais da época. Ainda assim, durante o século XIX os grandes compositores souberam aproveitar o melhor da música popular e, com a ajuda de guitarristas consagrados, conseguiram dar à guitarra o papel de protagonista que ainda conserva actualmente.

Além da música clássica, o flamenco foi fundamental no desenvolvimento da técnica da guitarra não só em Espanha, mas também no resto do mundo, e contribuiu bastante para a difusão do que hoje se pode considerar o instrumento por excelência." (Salvat Editores, 2002: 61)

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação