Conclusões do Debate sobre Acessibilidades à Região Centro

 

Organização :

Proviseu , Pasc e Sedes

 

Oradores:

Engenheiros Jorge Paulino, Mário Lopes, Professores do IST – Instituto Superior Técnico

Engenheiro- Henrique Teles, especialista em transportes

Deputado Helder Amaral - Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da

Assembleia da República

Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr Almeida Henriques

Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr João Azevedo

Arquiteto Rogério Lopes Soares,ACA-M- Associação dos CidadãosAutomobilizados

Moderadora - Jornalista da Radio Renascença, Dra. Liliana Carona

 

O debate foi motivado pelo adiamento da resolução dos constrangimentos que derivam da inexistência de uma adequada rede viária na Região Centro, derivados do pouco poder reivindicativo das populações e da difícil a orografia do terreno, para além dos constrangimentos económicos, que nem sempre foram a real causa.

 

1-Ficou clara a necessidade da construção da auto-estrada Viseu- Coimbra, pelos números da sinistralidade e pelo volume do tráfego, aliás este Governo tem afirmado que reconhece a importância de resolver a ligação Viseu -Coimbra, haja pois vontade, e, assim consiga anunciar brevemente a finalização do Itinerário Principal da Beira Litoral, com a construção, em perfil de auto-estrada do troço mais difícil de construir, pela dificuldade em ultrapassar o Buçaco.

Apenas houve discordância quanto ao modelo de adjudicação/construção.

2-A construção da ferrovia Aveiro- Vilar Formos, faz igualmente muito sentido, a Região de Viseu tem a sua população estagnada desde 1864 e a sua economia poderia ter um

crescimento que a colocasse entre as zonas mais desenvolvidas como aconteceu na idade média, quando a economia dependia mais das potencialidades e menos da vias de comunicação.

Circulam/ dia, em média, na A25 , 15000 veículos 1/3 são veículos pesados , muitos de transporte internacional.

Está por fazer o balanço do sofrimento dos motoristas que muitas vezes se confessam exaustos, quantas vezes circulam, sem se lembrarem onde passam.

Mas há um dado que sabemos, 1/3 dos acidentes são da responsabilidade deste estado de fadiga, já para não falar na enorme agressão ambiental .

Quantos veículos pesados poderíamos dispensar se tivéssemos um comboio que nos ligasse de Aveiro à Europa, e, a partir dessa via até ao resto de País.

Analisada a modernização prevista para a linha da Beira Alta, percebeu-se que corresponde essencialmente às obras necessárias sua modernização, mantendo-se uma via única em bitola ibérica O melhoramentos previstos não vêm resolver o problemas e não prevê qualquer ligação a Viseu, ficando acordado pelos autarcas respetivos a solicitação imediata dessa ligação em autocarro.

3-Nenhum dos eixos ferroviários em bitola europeia, Lisboa - Porto, Lisboa - Badajoz e Aveiro - Vilar Formoso , estão construídos e sem essas ligações estruturantes de ligação nacional e à Europa a breve trecho a nossa região será uma ilha, como aliás todo o País, tendo em conta que vamos ficar fora das rotas preconizadas para um desenvolvimento global.

4-Os Viseenses reclamam uma ligação condigna às cidades vizinhas, à capital, ao mar e à Europa, impossível com pequenas intervenções e remodelações.

A nossa exigência passa pela concretização destas obras por demais adiadas.

O sonho é nosso , cabe aos Governantes que nos concretizam os sonhos, fazendo o impossível tornar-se finalmente realidade, pensar que as obras que realizam e as suas inaugurações são momentos mágicos para celebrar o início de uma nova era civilizacional, alavanca do progresso e decidir por forma a colocarem-se do lado certo da História.

E não vender-nos ilusões …

 

A PROVISEU, a PASC e a SEDES, convidam todos os Beirões para o debate sobre acessibilidades rodoviárias e ferroviárias à Região Centro, que terá lugar no dia 20 de maio às 15 horas, no Auditório do ISTG Viseu. Seria importante que todos nos empenhássemos neste debate, cuja intenção é procurar consensos que nos favoreçam e nos coloquem no mapa das Regiões desenvolvidas.


Início: 15h00 com m
omento musical: Conservatório de Música de Viseu
Primeira parte: Exposição Técnica

Eng. Jorge Paulino Pereira (Prof. de Planeamento e Gestão de Mobilidade Urbana do IST)
Eng. Mário Lopes (Prof. de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do IST)
Eng. Henrique Teles (Gabinete de Estudos e Capacidades na Infraestruturas de Portugal)
Coffee-Break

Segunda parte: Debate aberto

Deputado Hélder Amaral (Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República)
Dr. Almeida Henriques (Presidente da Câmara Municipal de Viseu)
Dr. João Azevedo (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde)
Dr. Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro)
Rogério Lopes Soares (Membro da Direção da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação