Clarinete

clarinete

Classificado como instrumento de sopro-madeira, o clarinete soa pela vibração de uma palheta simples. As suas origens remontam ao milénio III A.C., quando já existiam no Oriente instrumentos que correspondiam a princípios sonoros parecidos, embora seja impossível acompanhar a sua evolução nessa altura.

No entanto, pode seguir-se o rasto do chalumeau (charamela), instrumento popular de pequenas dimensões que durante a Idade Média era tocado em França e de cuja evolução e aperfeiçoamento surgiu o clarinete moderno. A charamela era própria das classes rurais, pelo que nenhum construtor demonstrou grande empenho em melhorá-la.

Todavia, os fabricantes de instrumentos alemães interessaram-se por ela e desenvolveram todo o seu potencial mediante a inclusão de um maior número de orifícios e chaves. Entre os séculos XVII e XVIII, Johann Christian Denner, considerado o primeiro construtor de um clarinete, alongou o tubo do instrumento e ampliou a sua extensão sonora. A partir daí, diversos fabricantes centraram-se nas melhorias mecânicas do clarinete, cuja presença nas orquestras era já regular em finais do século XVIII.

Virtuosos e compositores exploraram durante os séculos seguintes as possibilidades tímbricas do clarinete, que tinha abandonado as suas humildes origens para se tornar parte imprescindível de formações de todos os géneros musicais." (Salvat Editores, 2002: 133)

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação