Orquestra Juvenil de Viseu - 2023-24

Inscrições em: https://forms.gle/EYg7V7B8XNQHpayx8

 

Orquestra Juvenil de Viseu

Esta orquestra está ancorada na parceria de um município que cada vez mais se tem afirmado como polo cultural – Câmara Municipal de Viseu e de uma instituição com marca de qualidade formativa na educação artística – Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão.

Tendo como pontos de partida uma dinâmica de formação contínua e integração dos recursos das várias instituições que se dedicam à prática musical no concelho de Viseu, a Orquestra Juvenil de Viseu tem como principais objetivos: a formação de jovens músicos do Concelho de Viseu; a formação de públicos; a realização de concertos pedagógicos para crianças do 1º ciclo; a promoção do património cultural da cidade e região.

Este projeto procura através das duas valências: cultura e formação criar uma orquestra que esperamos vir a ser reconhecida pela qualidade do seu trabalho.

A maioria dos músicos que integram a OJV são alunos, ex-alunos e professores do Conservatório Regional de Música de Viseu, músicos de bandas filarmónicas da região de Viseu, e alguns músicos que frequentam outras escolas de música fora do nosso distrito.

Historial da Orquestra Juvenil de Viseu

A Orquestra Juvenil de Viseu – OJV, constituiu-se no ano letivo 2014.15 com o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Durante os dois primeiros anos de atividade a OJV tem-se apresentado com regularidade na cidade de Viseu.

Destacamos o primeiro concerto oficial da OJV a 26 de abril de 2015, que decorreu no encerramento do 8º Festival de Música da Primavera de Viseu. Esta foi a primeira prova de fogo da orquestra que passou com nota muito positiva.

No decorrer do ano de 2015 realizaram-se vários concertos pedagógicos em escolas do 1º ciclo para o público escolar.

Em setembro de 2015 a OJV realizou um concerto integrado nas comemorações do dia do Município de Viseu.

Em outubro de 2015 a OJV apresentou um Concerto Pedagógico para as famílias no Instituto Politécnico de Viseu nas Comemorações do Dia Mundial da Música.

Em dezembro de 2015 a OJV apresentou-se no Concerto das Vozes Brancas acompanhando os coros juvenis da cidade realizado na Igreja do Viso.

Desde 2015 até hoje a programação regular da OJV passa por 4 momentos e programas distintos ao longo do ano letivo: Concerto do Dia do Município (setembro), Concertos de Natal (dezembro), Concerto integrado no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (abril) e Concertos de Final de Ano Lectivo (Julho).

Para além desta programação regular, a OJV já fez parcerias com a Infantuna, tuna académica que comemorou os seus 25 anos de atividade no ano de 2016 com concertos realizados no teatro Viriato.

A sua estreia fora de Viseu realizou-se em Coimbra participando nas comemorações do 40º Aniversário da Associação Nacional de Municípios.

Apesar da sua juventude, a OJV conta já com um vasto repertório assente em diferentes formações, épocas e compositores tais como: Vivaldi, Mozart, Verdi, Schubert, Debussy, Bizet, Gershwin, Rutter, Dvorak, Beethoven entre outros.

A Orquestra Juvenil de Viseu é dirigida pelo maestro Cláudio Ferreira.

Cláudio Ferreira

 

Cláudio Ferreira iniciou os estudos musicais na Banda Bingre Canelense, prosseguindo a sua formação em trombone no Conservatório de Música de Aveiro e posteriormente na ARTAVE. Licenciou-se em Trombone e concluiu um Mestrado em Pedagogia do Instrumento, um Mestrado em Teoria e Formação Musical e um Mestrado em Direção pela Universidade de Aveiro com o maestro Ernst Schelle. No âmbito deste último Mestrado, sob orientação do maestro António Vassalo Lourenço, editou a obra Suite Africana de Frederico de Freitas, publicada pela AvA Musical Editions.

Trabalhou com pedagogos e maestros, tais como António Saiote, Christopher Bochmann, Jean-Sábastien Béreau, Alberto Roque, Pascual Vilaplana e Jean-Marc Burfin e colaborou com diversas orquestras, nomeadamente a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra do Algarve. Trabalhou ainda a sua técnica de direção de orquestra com o maestro Pedro Neves. Colaborou, como professor de naipe, com a Orquestra Clássica de Espinho.

Tem vindo a dirigir um número crescente de concertos em importantes locais e salas, sendo regularmente convidado para orientar estágios de orquestra. Apresentou-se em concerto com a distinta solista internacional Elisabete Matos, dirigindo Árias de Ópera de Verdi, Boito e Puccini. Dirigiu recentemente, como maestro convidado, a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi em Maputo – Moçambique, a Orquestra Clássica do Centro e, como maestro assistente, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Em setembro ganhou o 2º Prémio de Direção de Orquestra dos Prémios Jovens Músicos 2022.

Atualmente é o maestro responsável pelos estágios de orquestra que os municípios de Trancoso, Mêda, Moimenta da Beira, Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa organizam conjuntamente. É o maestro titular da Orquestra Juvenil de Viseu e docente no Conservatório Regional de Música, Dr. José de Azeredo Perdigão.

 

 

 

 

 

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação