Canto

canto

Desde a Antiguidade que o ser humano sente necessidade de comunicar. Se de início apenas emitia ruídos e gritos, com o passar do tempo começa a aperfeiçoá-los, vindo a criar a sua própria linguagem, rica não só em sons falados mas também cantados.

Ao comunicar, e mesmo sem se aperceber, o Homem utiliza o seu aparelho fonador como meio de produção sonora, o qual realiza a sua função de forma mais ou menos eficaz, dependendo do bom ou mau uso que dele é feito.

Deste modo, todos os cantores, ou estudantes de canto, devem percorrer todo um processo de aprendizagem, que lhes permita o recurso a uma técnica vocal adequada às suas prestações, evitando lesões causadas por uma má utilização deste mecanismo precioso.

É neste contexto que surge o Curso Complementar de Canto.

Convém, no entanto, referir que o Plano Curricular que vigora nos Conservatórios de Música concebe o Curso de Canto sem Curso Básico e com a duração de apenas três anos de Curso Complementar.

Dado que grande parte dos candidatos a este Curso frequenta ainda os primeiros graus de Formação Musical, não podendo, de todo, inscrever-se no 1º ano de Canto, tornou-se evidente a necessidade de colmatar esta lacuna.

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação